Anúncios
O alho é um dos ingredientes mais utilizados em uma cozinha, tanto de casa como lanchonetes, restaurantes… Além do sabor excelente que ele deixa nos alimentos, poucos sabem o quanto ele é saudável e muito nutritivo.
O alho é de origem Asiática e tem sido utilizado por muitas culturas. Os egípcios por exemplo usavam para alimentar seus escravos enquanto construíam suas pirâmides. Os gregos os consumiam por seu poder afrodisíaco. Nos tempos medievais eles acreditavam que o alho espantava vampiros e espíritos malignos. O alho foi usado também na Segunda Guerra Mundial para curar feridas.
Anúncios
O alho sabemos que muitos amam, mas alguns odeiam. Tem pessoas que acham que a comida fica sem sabor sem o alho. Outras pessoas não suportam nem o cheiro. Mas afinal, o alho tem mesmo benefícios, e poder curativo?
Vamos citar alguns de seus benefícios, apesar de ter muitos outros também. O alho é um Anti-inflamatório, previne câncer, bom para o colesterol… O alho tem uma substância chamada alicina, que é muito boa para saúde, e para um bom desenvolvimento do corpo.
Anúncios
Alicina é um composto formado quando você pica, tritura, amassa o alho. Ao consumir o alho, você pode prevenir e combater vários tipos de doença. A função da alicina é também ajudar a melhorar a pressão arterial.
Há estudos que comprovam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação contra o diabetes, tem função antioxidante e anti-inflamatória. Ele também ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão.
Segundo fontes, já foi comprovado que há um efeito anticancerígeno no alho. Ele também tem efeito tanto na diminuição do LDL, colesterol ruim, quanto em evitar a deposição do colesterol na parede dos vasos sanguíneos. Ele também pode ser um aliado natural para controle do crescimento microbiológico.
São designadas como alho algumas plantas do gênero Allium, embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bulbo, composto por folhas escamiformes, é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.
Nome científico: Allium sativum
Proteína: 6,36 g
Potássio: 401 mg
Cálcio: 181 mg
Gordura: 500 mg
Classificação superior: Allium (Wikipédia)