Saúde

Se você estiver com estes sintomas indicados, realize um teste de HIV imediatamente

Sintomas podem ser confundidos com uma gripe comum.

Anúncios

Após alguns meses em que se contraiu HIV, uma grande parcela de pessoas pode apresentar sintomas que indicam a doença. Mas, esses sintomas acabam por serem confundidos com uma gripe comum. Este fator é chamado como síndrome retroviral aguda. O mais comum é que uma pessoa infectada passe a apresentar sintomas após meses em que ocorreu a infecção pelo vírus, e em alguns casos até mesmo anos.

Ao apresentar sintomas, algumas pessoas já podem estar em uma fase avançada da doença. Mas, a manifestações da doença podem ocorrer de formas variadas dependendo do caso da pessoa. Alguns sintomas, no entanto, podem ajudar com que você perceba a necessidade de realizar um teste de HIV e procure um médico logo nos primeiros indícios.

Anúncios

Um dos primeiros sintomas que uma pessoa que contraiu o vírus do HIV pode indicar é uma febre alta, que pode chegar à 39°C. A febre deverá vir acompanhada de dor de garganta, cansaço, inchaço nos gânglios, sensação de formigamento e fraqueza. Poderá facilmente ser confundido com uma gripe devido a respostas do organismo e as manifestações que podem sugerir que sejam uma infecção viral. Dores nas articulações também serão comuns.

Alguns pacientes podem apresentar erupções cutâneas. Uma grande parcela das pessoas infectadas com o vírus apresenta náuseas, vômitos e diarreia. Esses sintomas aparecem em um curto espaço de tempo. Um fato que pode indicar que a doença está em seu estágio avançado é a perda de peso do paciente, causado muito pela constante diarreia grave.

É muito comum também as infecções, como toxoplasmose e citomegalovírus. Herpes nos lábios e infecções genitais também fazem parte dos fatores importantes para detecção da doença. As unhas podem passar a apresentar machas ou linhas pretas. Confusão ou dificuldade de concentrar também pode ser um grande indicativo. No caso de mulheres, irregularidades com a menstruação podem indicar contração da doença.

Anúncios

E você, o que pensa a respeito de tudo isso? Lembre-se de deixar o seu comentário. Sua opinião é de grande importância para a nossa equipe e sempre ajuda no diálogo de temas com imensa relevância para toda a nossa equipe.

 

Sobre o Autor

author profile

Camila Fernandez

Graduada em Jornalismo, escrevo sobre moda, entretenimento, tecnologia e estilo de vida. Com um olhar atento às tendências, cativo leitores com análises perspicazes e dicas práticas.