Receitas

Deliciosa receita do autêntico feijão-tropeiro de Minas Gerais

O feijão-tropeiro fica delicioso em todas variações e ainda mais incrível quando está prontinho na sua mesa. Aprenda essa receita!

Anúncios

Conhecendo sua história

Essa deliciosa receita surgiu desde os primeiros ciclos de engenho, no século XVI e XVII, popularizada pelos bandeirantes e tropeiros. Ele foi batizado com este nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas, eram os homens que realizavam transporte de mercadorias no período colonial e, em suas viagens, se alimentavam basicamente de feijão, carne de porco, farofa e couve, foi daí que surgiu o feijão-tropeiro que conhecemos hoje.

Desde então o feijão-tropeiro, é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, mais especificamente da cozinha mineira.

Anúncios

São diversas variações desta receita, esse prato suculento pode ser comido sozinho, acompanhado do arroz ou até mesmo, junto com churrasco, fica ao gosto de cada um, e alguns detalhes mudam de região pra região.

Alguns ingredientes principais são: o feijão, farinha de mandioca e carne, geralmente suína. E por ser uma receita fácil e rápida, com o tempo foi sendo adaptada em várias regiões do país. Mesmo com uma diversidade de receitas, cada versão leva ingredientes que fazem do feijão-tropeiro um prato especial e único.

Neste artigo você vai aprender a fazer o autêntico feijão-tropeiro de Minas Gerais, super prático e gostoso! Confira a melhor receita de prato típico mineiro.

Anúncios

Ingredientes:

1- 150 g de bacon;

2- 300 g de feijão carioca cozido;

3- 150 g de linguiça de porco;

4- 200 a 300 g de farinha de mandioca branca;

5- 2 cebolas;

6- 7 ovos;

7- Um maço de cheiro-verde;

8- 2 dentes de alho.

Como preparar:

Pique o bacon e a linguiça em cubinhos e frite bem, em seguida acrescente o alho já picado e a cebola, refogue até ficar bem douradinhos.

Agora adicione os ovos e vai mexendo até que eles fiquem firmes, então junte o feijão já cozido, e coloque sal a gosto, (lembrando de colocar o sal aos poucos pois a linguiça e o bacon geralmente já são salgados), e a farinha de mandioca.

Desligue o fogo, salpique o cheiro-verde e está pronto para servir!

Sugestão

O feijão-tropeiro fica delicioso em todas essas variações e ainda mais incrível quando está prontinho na sua mesa. Uma ótima dica é você servir o feijão-tropeiro acompanhado com arros branco, couve, torresmo e bife suíno.

Bom apetite!

 

Sobre o Autor

author profile

Camila Fernandez

Graduada em Jornalismo, escrevo sobre moda, entretenimento, tecnologia e estilo de vida. Com um olhar atento às tendências, cativo leitores com análises perspicazes e dicas práticas.