Curiosidades

Tremor nas pálpebras é um alerta importante para a saúde e pode ser grave! Saiba o que fazer

O tremor involuntário nas pálpebras é um alerta para a saúde, indica que algo não vai bem!

Anúncios

Certamente, você alguma vez na vida, já sentiu aquela tremidinha involuntária nas pálpebras, completamente impossíveis de serem controladas e um pouco irritantes.

Esse tremor, é um dos primeiros sintomas de que algo não vai bem com você! Ele é causado quando o nosso organismo libera hormônios que são relacionados ao estresse e eles chegam ao sistema nervoso autônomo. Os tremores indicam a necessidade de relaxar um pouco.

Anúncios

Este tremor pode durar alguns dias, as vezes eles acontecem espaçadamente de tempo em tempo, porém, vão e voltam. A oftalmologista, Andrea Lima Barbosa, explica o porquê destes tremores serem tão difíceis de serem controlados e faz orientações importantes.

“É sempre preocupante para a pessoa e o correto é procurar um especialista, mesmo. Esse tremor palpebral em episódios é uma luz vermelha avisando que algo não vai bem não só no seu corpo, mas em sua vida”, informa a médica, que alerta para este sintoma, ele pode indicar que uma pessoa está no ápice de estresse, no limite suportado por seu corpo que clama por socorro. “Pode ser fadiga, ansiedade, resultado de noites mal dormidas ou problemas pessoais, por exemplo”.

Principais causas e como tentar evitar:

Vários fatores podem desencadear estes tremores nas pálpebras, porém alguns destes fatores podem ser facilmente identificados, permitindo que você tome as atitudes cabíveis.

Anúncios

1. Fadiga

Este é um sintoma que pode ser causado devido ao uso contínuo de computadores ou monitores, conhecido como síndrome da visão do computador. O indicado, é intercalar pausas durante o período de trabalho permitindo que os olhos descansem. Uma mudança de foco por 15 minutos, seria ideal antes de continuar olhando para a tela.

2. Estresse

Problemas envolvendo a área profissional e familiar, devem ser evitados ou resolvidos o mais rápido que puder, pois podem desencadear ansiedade e aumentar o nível de estresse. Casos extremos precisam do uso de medicação como relaxante muscular, no entanto, é sempre necessário a avaliação médica.

3. Secura nos olhos

Este sintoma também pode estar ligado ao uso demasiado de computadores. Como meio de prevenção, pode ser necessário o uso de colírios lubrificantes, também é indicado o aumento de umidificação em seu ambiente de trabalho.

4. Cafeína

O uso excessivo de mantimentos a base de cafeína, bebidas energéticas e cigarros podem ser a causa destes tremores. Caso identifique que estas são as possíveis causas, suspenda ou reduza o consumo.

5. Causas não identificadas

Se os tremores ocorrem sem nenhuma das causas acima aparentes, consulte um oftalmologista para que seja avaliado a função muscular das pálpebras, a superfície ocular, erros refracionais ou fundo de olho.

Estresse

A oftalmologista, Andrea Barbosa, explica que estes tremores, são quase sempre unilaterais, surgem após a liberação de hormônios relacionados ao estresse, que atingem o sistema nervoso autônomo. Eles passam a estimular as pálpebras que sofrem contrações involuntários, portanto, elas são impossíveis de controlar.

Excesso de cafeína, carência de vitaminas, idade avançada e muitas horas em frente as telas de computadores, podem provocar estes tremores. O indicado, é que ocorrendo estes tremores, se busque por ajuda de um profissional, na maior parte dos casos, eles são causados por estresse, porém, caso haja outro motivo, o oftalmologista dará encaminhamento para outro profissional, assim como o neurologista.

A orientação, é que se busque por ajuda médica e evite situações que te colocarão sobre pressão. “Há pessoas que ao ficarem estressadas, sentem azia. Outras têm dor nas costas e algumas têm este tremor. É difícil, mas é preciso achar um caminho para não sentir tudo isso. Você tem de se perguntar: o que vai fazer da sua vida? Como anda o trabalho e os relacionamentos. Eu indico relaxamento, ioga, meditação, algo para acalmar mesmo. E, na medida do possível, evitar se estressar”, ressalta Andrea, que alerta que não se cuidar diante destes sintomas, pode agravar seu estado de saúde, caminhando para desenvolver doenças cardíacas, depressão, ansiedade e hipertensão.

Uma dica que a oftalmologista passou para amenizar o tremor, é colocar gelo na região, visto que ele anestesia a musculatura.

 

Sobre o Autor

author profile

Camila Fernandez

Graduada em Jornalismo, escrevo sobre moda, entretenimento, tecnologia e estilo de vida. Com um olhar atento às tendências, cativo leitores com análises perspicazes e dicas práticas.