curiosidades

Alguns fatos que você pode não saber a respeito do uso de fraldas

Acompanhe algumas discussões a respeito dessa questão que podem mudar a maneira como você enxerga o simples uso de fraldas.

- publicidade -

O uso de fraldas por parte do bebê não parece sequer uma questão a ser discutida pelas mamães de maneira geral. Como os bebês ainda estão aprendendo a ter controle do seu corpo e durante um período da vida, não possuindo pleno domínio de suas funções urinárias e gastrointestinais, a fralda acaba sendo necessária ao dia a dia por uma questão de praticidade e higiene. Entretanto, aquilo que parece simples e cuja utilização remonta dos primórdios da humanidade, atualmente, pode vir a gerar grandes dores de cabeça. Portanto, a escolha da fralda adequada para o seu bebê pode acabar te tomando mais tempo do que, inicialmente, você pensaria.

Isso ocorre, inicialmente, porque algumas marcas acabam por não respeitar as especificações exigidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acerca dos produtos que podem ser utilizados nas fraldas, de maneira que alguns lotes acabam sendo recolhidos pela Agência, ou, ainda, optam por vender sem conseguir um registro para tal. Esse foi o caso de uma marca num passado bastante recente. A primeira delas, a  Megafral Baby, produzida pela Megafral Indústria e Comércio Ltda, teve as suas vendas suspensas, assim como a sua fabricação, a sua divulgação e a sua distribuição por não possuir um cadastro na Anvisa que permitisse a comercialização do produto. Uma vez que a Megafral Baby não passava pela verificação dos critérios de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as fraldas dessa marca não poderiam ser vendidas no território nacional.

Além da Megafral, outra marca, bastante conhecida no Brasil, teve as suas vendas suspensas, em 2018, uma vez que não foram verificados pela Anvisa os critérios necessários para que o produto fosse considerado atóxico para bebês. A marca em questão é a Huggies Turma da Mônica e, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tal fato ocorreu porque a marca em questão deixou pendentes testes relativos a irritações cutâneas, as famosas alergias, bastante conhecidas das mães e bastante comuns.