curiosidades

Cocô verde em bebês é normal? Saiba tudo sobre as colorações que representam ou não alterações na saúde da criança

- publicidade -

Assim, ao longo do primeiro ano de vida de um bebê o seu cocô passa por inúmeras mudanças. Variando entre a coloração amarela, marrom e verde, tudo pode ser considerado normal. A coloração verde, embora levante algumas dúvidas dos pais, não é motivo para alertas. Está atrelada somente à alimentação. O amarelo mostarda, descrito como a coloração mais comum para as fezes infantis, está associado ao consumo de leite materno, por exemplo. Por fim, no que tange à relação entre a alimentação e o cocô dos bebês, é válido destacar o cocô amarelo bronzeado, isso pode ser atribuído ao consumo de novos alimentos, como a fórmula.

Todavia, se os pais não precisam se preocupar com as cores descritas anteriormente, o mesmo não se pode dizer a respeito de cocôs que apresentem as colorações vermelha e branca.

Desse modo, quando um bebê apresenta fezes de cor avermelhada, isso pode significar a presença de sangue, especialmente se a criança em questão não tiver consumido nenhum alimento dessa cor, a exemplo dos quais se pode citar a beterraba. Caso essa coloração se apresente nas fezes do bebê, é necessário que os pais entrem em contato com o seu pediatra de confiança para verificar algum problema, uma vez que isso pode ser um sintoma de prisão de ventre, fissura anal, alergia ao leite de vaca, assaduras ou até mesmo um efeito colateral da vacina do Rotavírus.

Sobre o cocô de coloração branca, é válido destacar que se trata de uma manifestação bastante rara entre bebês. Porém, caso ela seja notada nas fezes de uma determinada criança, o contato com o pediatra se faz necessário, uma vez que ela pode indicar problemas no fígado, pâncreas ou na vesícula. Jorge Huberman destaca, ainda, que caso as fezes dessa coloração venham acompanhadas de sintomas como a diarreia e a disenteria, elas merecem atenção redobrada.