curiosidades

Cuidados que as gestantes precisam saber antes de viajar de avião

- publicidade -

No entanto, o que acontece é que as próprias empresas aéreas estabelecem um limite para que as gestantes possam viajar sozinhas, pois a partir de um período aumenta-se o risco das grávidas entrarem em trabalho de parto durante o voo e neste caso elas precisariam de um atendimento especializado, o que não seria possível em pleno ar. O prazo gestacional limite pode variar de uma companhia para outra. Normalmente as empresas estabelecem o período entre 32 e 34 semanas, quando a probabilidade de uma mulher entrar em trabalho de parto aumenta.

O ginecologista e obstetra Antonio Paulo também explica que mesmo fora desse período, as mulheres devem viajar portanto um atestado médico que informe o número de semanas de sua gestação e que informe as suas condições de saúde e a liberação para a viagem.

O médico Domingos Mantelli explica que em uma gravidez de baixo risco e com liberação do obstetra para viagem, a mulher poderá viajar normalmente, sabendo que sua gravidez e seu bebê não correm nenhum risco. No entanto, ele reforça que as gestantes tem maior risco de inchaço nas pernas e que viagens de avião favorecem a ocorrência de trombose, por isso, toda grávida deve viajar usando meias elásticas de moderada compressão e se levantar a cada 3 ou 3 horas para caminhar e manter a circulação das pernas ativas.