curiosidades

Fetos possuem a capacidade de aprender uma língua estrangeira

- publicidade -

Em cada grupo, os bebês que sugaram com mais veemência quando eles escutaram a vogal relativa à língua estrangeira. Assim, os bebês norte-americanos responderam com mais ênfase aos sons da língua sueca e os suecos, por sua vez, aos sons da língua inglesa. Esses resultados indicam que bebês nascem com a habilidade de diferenciar sons de variadas línguas e são curiosos o bastante para explorar uma língua que não lhes é familiar, de acordo com Patricia Kuhl, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo e co-diretora do Institutefor Learning and Brain Sciences da Universidade de Washington.

Kuhl discute que que os sons são mostrados aos bebês durante as últimas dez semanas de gravidez porque, durante esse período, tem-se a garantia de que os seus aparelhos auditivos estão completamente formados. Dessa forma, tal sistema funciona apenas como uma escuta, mas isso faz também com que os bebês sejam capazes de registrar esses sons e, futuramente, relembra-los.

Porém, se você pensa que expor o seu filho a um curso intensivo de uma determinada língua durante esse período pode ser bom, talvez seja melhor refletir acerca dessa questão, uma vez que o estudo também mostra que isso é mais prejudicial do que benéfico. Os bebês que nascem com mães bilíngues, por exemplos, mostram que eles podem aprender duas ou mais línguas, mas a habilidade é adquirida através de uma exposição natural a isso, não da constante exposição ao áudio em língua estrangeira.