Anúncios
Após atuar 40 anos como conselheiro de casamento e família, o psicoterapeuta Jed Diamond alega ter descoberto aquilo que torna um relacionamento real e duradouro. De acordo com Jed, é necessário vencer as “5 Fases do Amor”, que consistem em se apaixonar, se tornar um casal, desilusão, criação de amor real e duradouro e uso do poder dos dois para mudar o mundo.
Para Jed, muitos casamentos chegam ao fim e as pessoas não conseguem compreender os motivos, mas acreditam ter escolhido os parceiros errados. Porém, de acordo com ele, os casais estão buscando amor no lugar errado. De acordo com psicoterapeuta, a Fase 3 – a desilusão – não deve ser o fim, mas sim o verdadeiro começo, uma vez que ela permite alcançar o que ele acredita ser o amor real e duradouro.
Anúncios
Abaixo, confira um detalhamento das fases do amor.
Fase 1: Se apaixonar
De acordo com Jed, essa fase é ótima, uma vez que o corpo se inunda de hormônios como a dopamina, oxitocina, serotonina, testosterona e estrogênio. Nesse momento todas as esperanças e sonhos são projetados na outra pessoa e existe a crença de que todas as promessas não cumpridas por relacionamentos anteriores, finalmente, se concretizarão.
Anúncios
Fase 2: Se tornar um casal
Após a paixão, as pessoas se entregam para o passo seguinte, no qual o amor se torna mais aprofundado e, então, as pessoas se unem através do matrimônio. Esse momento de viver juntos é recebido com alegria e representa união. É então que se aprende o que a outra pessoa gosta e se começa a desenvolver uma vida a dois.
Essa fase também é responsável por proporcionar uma maior conexão com a pessoa amada, bem como segurança e proteção. É comum que se pense que o amor está no auge e que se crie esperanças de que ele permaneça dessa maneira eternamente.
Fase 3: Desilusão
Nesse estágio será definido o término ou o fortalecimento da relação. De acordo com Jed, algumas coisas pequenas começam a produzir incômodo e sentimentos de que se é menos amado e cuidado. Por vezes, alguém pode se sentir preso e passar a ter sensações de irritabilidade.
Nesse momento, começa-se a questionar os sentimentos e há um enfraquecimento da relação, derivado da sensação de que não se conhece mais a pessoa que está ao seu lado.
Fase 4: Criação de amor real e duradouro
Quando se enfrenta a fase 3, de acordo com Jed, um dos maiores presentes é que se localiza as causas do conflito. Uma vez que esse período de dor é ultrapassado, as duas pessoas aprendem a se ver como aliadas e a se ajudar, de modo que as suas mágoas possam ser compreendidas. Isso não seria possível sem a desilusão.
Fase 5: Uso do poder dos dois para mudar o mundo
Nesse estágio as diferenças e dúvidas foram superadas por completo. Existe confiança, companheirismo e essas características estão solidificadas. Dessa forma, os dois podem ter impacto positivo no mundo a partir daquilo que construíram. O poder dos dois pode ser direcionado para uma vida em comum.