Notícias

Que produtos usar e como fazer: pontos importantes que você deve saber a respeito do banho do bebê

Tire algumas dúvidas comuns, especialmente em pais de primeira viagem, a respeito dos cuidados necessários nesse momento da vida das crianças.

- publicidade -

É de conhecimento geral que alguns cuidados devem ser tomados quando se dá banho em bebês. Questões como a pele delicada, passível de alergias causadas por produtos impróprios e a temperatura da água, por exemplo, podem parecer óbvias, mas sempre há algo novo que pode ser aprendido quando o assunto é o cuidado com crianças pequenas. Dessa forma, é interessante observar algumas questões relativas ao banho em bebês no que tange à escolha dos shampoos, aos horários e cuidados específicos relativos a algumas estações do ano, como o verão e o inverno.

A respeito dos shampoos, o primeiro passo é verificar a presença em potencial de algum agente alérgeno, isso é, aqueles componentes que podem vir a causar irritações na pele das crianças. Quanto a isso, a primeira coisa a se apontar é que, atualmente, diversas pesquisas têm destacado que os ftalatos, substância química presente em vários produtos para crianças (entre os quais destacam-se shampoos, talcos, cremes e pomadas para assadura), podem vir a causar problemas relacionados à saúde.

Entre os estudos citados, destaca-se um desenvolvido pela revista Pediatrics, por destacar a presença desses ftalatos na urina dos bebês que eram expostos a shampoos contendo tal substância. Os níveis de concentração de tal substância variavam de acordo com o tamanho do bebê: quanto menor, em maior quantidade os ftalatos eram encontrados em sua urina. Isso pode ser danoso uma vez que a presença de tal componente químico pode ser associada a problemas nos desenvolvimentos dos órgãos genitais masculinos e também porque os ftalatos podem ser considerados cancerígenos, de acordo com a PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).