Notícias

Que produtos usar e como fazer: pontos importantes que você deve saber a respeito do banho do bebê

- publicidade -

Uma vez que os impactos de tal substância foram detectados pela PROTESTE, a agência solicitou que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanintária) tomasse medidas referentes ao banimento de tal substância das produtoras para bebês, já que, atualmente, o uso dos ftalatos não é regulado pela Agência. A necessidade de definição de limites para tal é urgente, uma vez que a informação, muitas vezes, acaba por não atingir a todas as camadas da população e, dessa forma, isso pode acabar se tornando um problema de saúde pública.

Se você deseja saber reconhecer o uso de tais substâncias tóxicas nos produtos utilizados pelo seu bebê, é recomendado grande atenção aos rótulos e a descrição dos ingredientes listados ali. Entretanto, infelizmente, nem sempre os ftalatos são listados entre os componentes de um determinado produto, o que dificulta esse conhecimento.

No que tange aos demais cuidados, como o banho no inverno, é importante ressaltar que, embora o senso comum aponte que a cabeça do bebê deve ser lavada primeiro nessas ocasiões, isso só deve ser feito caso os pais a sequem em sequência ou, então, que a cabeça seja a última parte lavada durante o banho da criança.

Isso pode ser justificado quando se pensa que a cabeça dos bebês é sempre a parte mais quente do seu corpo – o que pode ser comprovado, ainda, pelo fato de que é por essa área que os pequenos transpiram mais. Tal fato ocorre porque o suor tem a função de regular a temperatura do corpo humano e, portanto, quanto mais suor se produz, mais a temperatura corporal se eleva. Esse fenômeno pode ser observado, por exemplo, em períodos de amamentação, nos quais os esforços do bebê para sugar estão concentrados na região da cabeça, bem como pelo contato com o corpo da mãe. Além disso, como o sistema de regulação da temperatura corporal dos bebês ainda não é plenamente desenvolvido, sua temperatura pode oscilar muito rapidamente. Dessa forma, ao dar banho em um bebê no inverno, quando se opta por lavar a sua cabeça primeiramente e não se seca essa parte do corpo, contribui-se para uma queda na temperatura corporal e, consequentemente, a criança sentirá frio durante o restante do banho.