Diversidades

Salário-maternidade: saiba como obter o seu benefício e quem possui direito a ele

Concedido pelo INSS, o benefício atende mulheres que acabaram de se tornar mãe, seja por meio do parto ou de adoção

- publicidade -

O salário-maternidade é um benefício concedido às mulheres que acabaram de se tornar mais, seja por meio do parto ou por meio da adoção. Assegurado pelo INSS, tal benefício faz parte de um pacote de modernização no que tange à liberação de benefícios vinculados à Previdência Social. O seu funcionamento ocorrerá de maneira integrada com os cartórios de registro civil. Com o intuito de facilitar a vida das mamães, não será mais necessária a visita a um posto do INSS para conseguir tal benefício, de maneira que ele será concedido automaticamente após o registro do bebê.

É importante salientar, ainda, que o salário-maternidade é um benefício voltado para as mãe durante o período em que precisam se manter afastadas do trabalho, que ocorre após o parto ou a adoção de uma criança ou bebê. Estima-se que o valor desse salário será a média de suas doze últimas contribuições com a previdência e não pode vir a ultrapassar o teto do INSS, que atualmente é de R$ 5.645 reais.

Dessa forma, para que as mães tenham o direito de receber o benefício, é necessário que o seu cadastro do INSS seja conferido.  Isso pode ser feito por meio de telefone. O benefício deve ser gerado após 48h do registro da criança e, dessa forma, também se mostra válido conferir através do telefone se ele foi gerado de maneira automática para que, caso isso não tenha ocorrido, as devidas providências possam ser tomadas.