curiosidades

Uso de celular deixa crianças propensas a se comportarem mal ou ter Déficit de Atenção

Pesquisadores canadenses estudaram o tempo de tela entre crianças em 2.400 famílias.

- publicidade -

Crianças que passam horas olhando as telas todos os dias são mais malcomportadas até os cinco anos, segundo um estudo.

Crianças em idade pré-escolar que usam smartphones, tablets e outros aparelhos por mais de duas horas por dia também têm sete vezes mais chances de desenvolver TDAH.

O tempo de tela tem um “impacto significativo” no desenvolvimento da criança, disseram os pesquisadores ao alertarem que os pais precisam cortá-la.

Um autor do estudo sugeriu que isso ocorre porque o tempo gasto olhando para telas é o tempo tirado de atividades mais saudáveis, como esporte ou sono. Apenas meia hora por dia, ou até menos, seria a quantidade ideal para crianças em idade pré-escolar, de acordo com os pesquisadores.

Mas especialistas no campo imediatamente descartaram as descobertas como tendo “deficiências críticas” e não fazendo nada para provar que o tempo de tela realmente causou o mau comportamento.

Cientistas da Universidade de Alberta estudaram mais de 2.400 famílias e descobriram que as crianças coladas às telas apresentam problemas comportamentais mais significativos.

Assim como um risco maior de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), aqueles que excedem duas horas por dia têm cinco vezes mais chances de ficar desatentos.

“Descobrimos que o tempo de tela teve um impacto significativo aos cinco anos de idade”, disse Piush Mandhane. As crianças de três anos de idade no estudo gastaram uma hora e meia, em média, olhando as telas todos os dias. Isso caiu um pouco para 1,4 hora para crianças de cinco anos.

Os pesquisadores descobriram que o tempo de tela pode até ter um efeito maior sobre o comportamento de uma criança do que o quanto eles dormem ou estressam seus pais.

E isso pode ser porque se afasta de outros aspectos da vida que poderiam reduzir o risco de problemas de atenção.