Notícias

Essa cidade dá cerveja e sorvete de graça para quem usar bicicleta ou transporte público

Os moradores de uma cidade recebem cerveja e sorvete de presente ao usarem a bicicleta para se locomover, entenda!

Anúncios

Escolher dar umas pedaladas para sair de casa nunca foi tão prazeroso. Uma cidade do norte da Itália, tem motivado a população a escolher a bicicleta para se locomover ao invés de seus carros. Outra opção para os moradores, que também recebe o bônus, é sair usando transportes públicos.

A iniciativa de presentear a população com brindes, para que a população escolha meios de transportes, que não sejam seus carros, foi para conscientizar sobre a poluição causada através da emissão de gases que resultam no efeito estufa, visto que a cada dia que passa, aumenta o aquecimento global.

Anúncios

Foi pensando nisto, que a cidade de Bolonha, criou um método eficaz e que tem feito sucesso entre os moradores que tem preferido deixar seus carros em casa e usar suas bicicletas ou os transportes coletivos.

Quando um morador sai usando uma das duas opções de locomoção, eles são presenteados com brindes, entre eles, cervejas e sorvetes gratuitos. Ah, para aqueles que gostam de assistir um bom filme, também tem ingressos para o cinema e outros presentes. Assim fica fácil e gostoso sair pedalando!

Marco Amadori, é o urbanista criador da ideia, seu objetivo inicial era fazer com que os transportes ecologicamente sustentáveis ficassem mais atraentes para a população, trazendo conscientização ao povo e benefício para o planeta.

Anúncios

“Pela primeira vez fomos capazes de envolver todo mundo. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e receber uma recompensa”, revelou Amadori.

Para ter direito aos brindes é bem fácil, o morador deve baixar um aplicativo, onde ele vai cadastrar cada viagem que fizer usando a bicicleta ou o transporte coletivo. A cada viagem, o morador acumula uma pontuação que é revertida em prêmios. Depois é só eles escolherem as opções e trocar nos estabelecimentos parceiros do programa.

Para aqueles que gostam de trapacear, o aplicativo tem um sistema com GPS, que rastreia a velocidade e o percurso do morador, que aponta as informações e compara com os dados selecionados no aplicativo. Os moradores também não recebem brindes por distância e sim por viagem, podendo cada pessoa registrar 4 viagens por vez.

Para finalizar, ao terminar o percurso, o aplicativo faz uma demonstração que aponta a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) – um dos gases que provoca o aquecimento global -, que deixou de ser emitido no ar, poupando o planeta.

 

Sobre o Autor

author profile

Camila Fernandez

Graduada em Jornalismo, escrevo sobre moda, entretenimento, tecnologia e estilo de vida. Com um olhar atento às tendências, cativo leitores com análises perspicazes e dicas práticas.