Receitas

Afinal, o chá da graviola tem poder de curar o câncer? Falso ou verdadeiro?

Chá é muito vendido pela internet

Anúncios

A graviola é uma fruta tropical que ocorre em qualquer estação do ano e é coletada das árvores antes de ter amadurecido completamente.

A graviola é uma fruta que traz muita energia ao corpo na forma de carboidratos, vitamina A, C, D, B12 e B6; rica em fibras e minerais, como potássio, cálcio e magnésio; Também contém aminoácidos. Pode ser consumido como suco ou simplesmente consumido diretamente.

Anúncios

A fama que a fruta ganhou, encontrada em muitos lugares sobre o chá de graviola, dá a impressão errada de que a graviola pode ser usada para tratar ou até mesmo curar o câncer. O relatório de uma importante pesquisa científica relatou que o estudo em laboratório da graviola era promissor. Contudo, a pesquisa com seres humanos era necessária para confirmar sua potencial utilidade.

Este relatório citou um estudo de 1997, que disse que os compostos de graviola foram testados em células de câncer de mama em cultura e se mostraram até 250 vezes mais eficazes em matar células do que algumas drogas usadas atualmente na quimioterapia.

Dr. Wong Seng Weng, consultor médico oncologista e diretor médico de “The Cancer Center”, em Cingapura, disse que os dados limitados sobre as propriedades anticancerígenas de substâncias extraídas a partir dos dados de gravioleira são baseadas em estudos de laboratório, utilizando culturas de células de câncer de mama.

Anúncios

“Não houve mais desenvolvimentos científicos, o que exigiria testes em animais antes de testes em seres humanos”, afirmou o renomado médico asiático.

A maioria das moléculas descobertas em pesquisas, baseadas em modelos de laboratório, falham no longo e árduo processo de desenvolvimento de drogas, disse Wong. “Eu gostaria de alertar fortemente contra o uso de graviola ou seus extratos como um substituto ou tratamento complementar no tratamento do câncer”, alertou.

“Algumas das substâncias encontradas na graviola podem passar da corrente sanguínea para o cérebro e causar danos neurológicos”

Os extratos de graviola, vendidos em todos os lugares e até na internet, são feitos de frutas, folhas, raízes ou casca.

O prestigiado Instituto Cancer Research, do Reino Unido, alerta que muitos sites na internet promovem a venda de cápsulas de graviola como uma cura para o câncer. Entretanto, nenhum deles tem o apoio de organizações científicas respeitáveis que pesquisam o câncer.

 

Sobre o Autor

author profile

Camila Fernandez

Graduada em Jornalismo, escrevo sobre moda, entretenimento, tecnologia e estilo de vida. Com um olhar atento às tendências, cativo leitores com análises perspicazes e dicas práticas.